Há muita dúvida e confusão sobre quando, efetivamente, originou-se o bitcoin e a história das criptomoedas. Por ser um ativo digital que surgiu através de uma ideia, o que podemos sinalizar são alguns marcos que foram importantes para o início de seu desenvolvimento.
Mas antes de entendermos como esta moeda surgiu e como ela opera, é preciso entender o que significa criptografia e como esse conceito é importante para este mercado.
O que é criptografia?
Apesar de parecer um nome que somente técnicos são capazes de entender, o conceito de criptografia não é tão complexo. Ela é tão somente um conjunto de algoritmos matemáticos que codifica dados para que somente o destinatário correto possa lê-los.
E-mails, mensagens privadas no whatsapp, transações bancárias e outras atividades virtuais são informações protegidas por criptografia.
Esse sistema é muito importante para a proteção de operações sigilosas e manutenção da privacidade dos usuários na internet. E é através dela e da tecnologia blockchain que as operações relacionadas ao bitcoin são possíveis e seguras.
A comunidade e a primeira transação em bitcoin
Agora, voltemos aos momentos introdutórios do BTC no mercado digital como conhecemos hoje. Entre os mais importantes momentos na linha do tempo desta moeda, o ano de 2008 foi o ponto inicial. Em outubro deste ano, o primeiro whitepaper sobre bitcoin foi publicado em uma lista de emails que discutia criptografia.
Foi aí que a primeira comunidade a se interessar e a dar força a ideia da criptomoeda começou a ganhar corpo. Ainda em 2008, foi criado o bitcointalk.org, primeiro fórum voltado exclusivamente a este debate. O indivíduo ou grupo que o criou, encoberto sob o pseudônimo de Satoshi Nakamoto, ainda tem sua identidade desconhecida.
O bitcoin como conhecemos hoje foi lançado no final de 2008 no sourceforge.net, plataforma de criação de softwares open source que movimentava uma grande comunidade virtual de desenvolvedores.
A primeira operação feita com BTC, porém, aconteceu apenas em 2009, e foi uma transferência de Satoshi Nakamoto para Hal Finney.
Surpreendentemente, em 2010 o mercado já estava estabelecido. O primeiro produto comprado com moeda virtual do mundo foi uma pizza, e sua operação foi concluída na Flórida.
Graças ao fortalecimento dessa comunidade e dos que emprestam sua força e conhecimento a ela, em 2013 o valor de mercado do bitcoin já ultrapassava U$ 1 bilhão!
O mercado de bitcoin hoje
Entre as características que atraem cada vez mais interessados na compra de bitcoin hoje, estão a facilidade, a rapidez, o preço relativamente baixo e as intenções de descentralização das operações financeiras dos bancos tradicionais, o barateamento dos custos transacionais e a proteção contra a inflação.
Apesar de ter sofrido alguns percalços, como o veto do Banco Central da China em 2013 para operações em bitcoin no país, a tecnologia envolvida e seu avanço são irrefreáveis.
Estima-se que já existam hoje 17,4 milhões de bitcoins no mundo. O teto estipulado para o número de moedas disponíveis é de 21 milhões.
Hoje, o mercado mundial é regulado pela Bitcoin Foundation e o valor de 1 BTC, em reais, até o fechamento deste conteúdo, é de R$ 43.734,84.
A tecnologia blockchain e a criptomoeda são as forças motoras do futuro do dinheiro como o operamos hoje e ninguém vai ficar de fora!